O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) 2025, realizado durante a 29ª edição da Feicon, na São Paulo Expo, reuniu autoridades, especialistas e representantes de entidades do setor para debater os rumos da construção civil no Brasil. O evento foi marcado por anúncios importantes, trocas de experiências e o fortalecimento de parcerias público-privadas voltadas à inovação, habitação, sustentabilidade e desenvolvimento urbano.
Em sua abertura, o ENIC contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que participou da apresentação do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”, iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em parceria com o Ministério das Cidades. O presidente se mostrou entusiasmado com a proposta, que visa revitalizar espaços urbanos e garantir moradias mais dignas em todo o país.
O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Roraima (Sinduscon – RR) também marcou presença no evento, com a parceria do SEBRAE/RR, um grupo de empresários, associados do Sindicato, pode acompanhar de perto o evento, reforçando o compromisso da entidade com o fortalecimento do setor.
Para o Presidente do Sinduscon-RR, Clerlânio Holanda, os benefícios de participação foram inúmeros, com um network qualificado, que contou com participação dos principais players do mercado imobiliário, tendo acesso as tendências e inovações do setor, ao que está acontecendo de melhor em financiamentos para empresas, quais as melhores opções considerando a Selic tão alta, palestras atuais no setor imobiliário, da minha casa minha vida, das incorporações, sobre os vícios construtivos, enfim benefícios extraordinários para quem pode participar”, disse.
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR) conquistou o primeiro lugar no ‘Prêmio Mérito Sindical da Fier 2023-2024″, em cerimônia realizada na quinta-feira, 03 de abril, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier).
O prêmio reconhece e valoriza as iniciativas desenvolvidas pelas lideranças sindicais, com vistas à promoção do associativismo, fortalecimento e defesa de interesses dos segmentos industriais por eles representados.
O Sinduscon-RR conquistou pela quarta vez o primeiro lugar. Os demais premiados foram: em segundo lugar, Sindicer-RR, em terceiro o Sindearter.
Para o presidente Clerlânio Holanda, “O prêmio é o reconhecimento que celebra as melhores práticas entre os sindicatos do nosso estado. Sendo fruto de um trabalho sério, coletivo e comprometido com o associativismo, a ética, a transparência, representatividade e defesa de interesses, atendemos a todos os critérios — desde o cumprimento exemplar do estatuto, passando pelo aumento de associados, até a promoção ativa do setor e da instituição” disse.
O Prêmio IEL Talentos da Construção irá reconhecer e premiar estudantes de graduação dos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo de universidades e faculdades brasileiras.
A iniciativa tem o objetivo de estimular a conexão entre a pesquisa acadêmica e as demandas reais da indústria da construção, promovendo inovação, sustentabilidade e responsabilidade no setor.
Uma reflexão ampla e aprofundada sobre os efeitos duradouros da pandemia da covid-19 pautou o “Construindo o Amanhã: a aceleração das mudanças do mercado pós-pandemia e tudo que podemos construir juntos”, evento realizado pela Brain Inteligência Estratégica na tarde da terça-feira (18/03), na cidade de São Paulo, para avaliar os próximos passos das transformações impostas pelo novo coronavírus e seus reflexos sobre o mercado imobiliário.
“Nós queremos falar do futuro”, comentou Marcos Kahtalian, sócio fundador da empresa. “O futuro cabe a nós construir e somos capazes”, acrescentou. O evento marcou o lançamento do documentário produzido pela Brain para contar como a pandemia afetou o mercado imobiliário brasileiro: foram gravados depoimentos de 44 entrevistados, entre eles o presidente da da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, e o presidente do conselho consultivo da entidade, José Carlos Martins, que contaram como o setor da construção enfrentou os desafios impostos pela pandemia. Correia prestigiou o evento.
Na programação, painéis trazendo executivos dos diversos imobiliários – habitação, hotelaria, shopping centers, locação, logística – para discutir tendências e avaliar o legado da crise sanitária. CEO da Brain, Fábio Araújo apresentou dados inéditos mostrando a mudança de comportamento da população e sua interface com o setor, seja na forma como desfruta da moradia, os novos hábitos de viagem e o volume de entregas.
O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Roraima (Sinduscon-RR), em parceria com o Sebrae Roraima e a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), apresentou nesta segunda-feira (10), o relatório trimestral do 6º Censo do Mercado Imobiliário de Boa Vista. O estudo, desenvolvido pela Brain Inteligência Estratégica, revelou um crescimento expressivo do setor na capital roraimense em 2024.
O evento, realizado na sede do Sebrae Roraima, reuniu representantes do segmento, que destacaram a importância do levantamento para a tomada de decisões estratégicas no setor. O relatório abrange dados sobre lançamentos imobiliários, oferta inicial e atual de unidades, vendas e evolução dos preços, consolidando Boa Vista como um dos mercados mais promissores do Norte do país.
O estudo mostrou que Boa Vista teve um aumento de 80% no número de unidades lançadas entre 2023 e 2024, passando de 2.924 para 5.250 unidades. Além disso, a cidade registrou o maior volume de vendas da sua história, com um aumento superior a 75% na comercialização de imóveis, totalizando 4.280 unidades vendidas em 2024.
Outro destaque foi o crescimento do Valor Geral de Vendas (VGV), que subiu 26%, passando de R$ 490 milhões em 2023 para R$ 618 milhões em 2024. Esse desempenho consolidou Boa Vista como o terceiro maior mercado imobiliário da região Norte, atrás apenas de Belém e Manaus. Durante o evento, Almir Sá, diretor de administração e finanças do Sebrae Roraima, reforçou a importância da parceria entre as instituições para fortalecer o setor: “O Sebrae está sempre ao lado dos empreendedores, fornecendo suporte e dados estratégicos que ajudam no crescimento do mercado. Este estudo traz informações valiosas para todo o setor da construção civil e para quem busca investir em Boa Vista”.
A vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Izabel Itikawa, destacou o impacto positivo do censo: “Nosso objetivo é fomentar a construção civil e oferecer melhores condições para os empresários e associados do Sinduscon-RR. Este estudo nos permite compreender melhor as tendências do mercado e planejar estratégias mais assertivas”.
Já Clerlânio Holanda, presidente do Sinduscon-RR, celebrou os resultados e ressaltou a relevância dos dados para os empresários do setor: “Este censo é essencial para que possamos entender o comportamento do mercado e tomar decisões mais embasadas. O crescimento registrado em 2024 mostra a força do setor imobiliário de Boa Vista e sua grande capacidade de atração de investimentos”. Anderson Gonçalves, consultor da Brain Inteligência Estratégica, reforçou que Boa Vista teve um desempenho acima da média nacional: “Quando analisamos o histórico do setor imobiliário na cidade, vemos que 2024 foi o melhor ano registrado. Esse crescimento demonstra que o mercado local está consolidado e com perspectivas positivas para os próximos anos”.
Perspectivas para o futuro Com os resultados expressivos de 2024, o setor imobiliário de Boa Vista segue em uma trajetória de expansão. Os dados apresentados no censo servem como base para investidores, construtoras e incorporadoras planejarem novos empreendimentos e contribuírem ainda mais para o desenvolvimento econômico da cidade.
Na tarde de ontem, quinta-feira, 6 de fevereiro, aconteceu a eleição e posse dos membros dos Conselhos Temáticos da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), em uma reunião extraordinária, no auditório da Casa da Indústria Rivaldo Fernandes Neves.
Representantes do Sinduscon-RR tomaram posse nos seguintes conselhos:
Conselho Temático de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Energia e Infraestrutura (CTMAR) Roberto Santos – Titular Dione Shinohara – Suplente
Conselho Temático de Economia e Política Industrial (COMPI) Pedro Emanuel – Titular José Jairo – Suplente Conselho Temático de Responsabilidade Social e Relações Trabalhistas (CTRSRT) Samuel Costa – Titular Luis Trajano – Suplente
Parabéns a todos os eleitos! Essa participação ativa contribui para o fortalecimento do setor, para a influência em políticas públicas e para o desenvolvimento regional de Roraima.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) celebra, nesta segunda-feira (20), 68 anos fortalecendo como representante legítima e porta-voz nacional do pela defesa do setor da construção civil e pela promoção do desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Fundada em 1957, a entidade consolidou-se como uma das principais representantes do segmento, contribuindo para a formulação de políticas públicas e fortalecendo o papel estratégico da indústria da construção no país.
Com uma história pautada pelo compromisso com a valorização e capacitação de profissionais, a CBIC desempenha um papel fundamental na articulação entre os diversos atores do setor, incluindo governos, empresários e sociedade civil. Ao longo dessas quase sete décadas, a entidade tem sido protagonista em discussões que impactam diretamente o cotidiano dos brasileiros, como habitação, infraestrutura e reformas legislativas.
Renato Correia, presidente da CBIC, destaca o papel da entidade na construção de um setor mais forte e competitivo. “A CBIC vem trabalhando há 68 anos para melhorar o ambiente de negócios, atrair investimentos e solucionar duas questões muito importantes para a população brasileira: habitação e infraestrutura. Essas áreas são a chave do desenvolvimento do país, além de serem geradoras de quase 3 milhões de empregos no ano de 2024”, afirmou.
Entre as iniciativas que marcam a atuação da CBIC, estão a promoção de debates técnicos e eventos que reúnem especialistas e lideranças do setor, o apoio à inovação tecnológica e à sustentabilidade e o desenvolvimento de estudos e indicadores que auxiliam na tomada de decisões. Além disso, a entidade tem atuado em questões estratégicas como a reforma tributária e o avanço de parcerias público-privadas, através dos nove eixos técnicos, conduzidos por comissões, compostas por vice-presidentes de área, gestores e consultores especialistas de cada setor.
A entidade reforça seu compromisso em continuar atuando de forma propositiva e colaborativa para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que manterão a construção protagonista e indutora do desenvolvimento brasileiro, com inclusão social.
Os 68 anos da CBIC representam não apenas um marco de longevidade, mas também um testemunho de sua relevância e resiliência em um setor que é vital para o desenvolvimento do Brasil.
A Segurança do Trabalho é constituída de vários fatores que envolvem análise, planejamento, execução de medidas de alta complexidade e também de ações diárias simples e aparentemente comuns, que somadas e alinhadas garantem um ambiente de trabalho seguro e produtivo. O importante é que todas as ações visem atingir os trabalhadores.
No dia a dia do trabalho, algumas ações consideradas de simples implementação e realização, quando realizadas de maneira efetiva, contribuem muito com a Segurança do Trabalho nos canteiros de obras, como por exemplo:
DDS – Diálogo Diário de Segurança Reuniões diárias em torno de 5 minutos, nas quais são abordados os problemas da obra, riscos específicos e situações ocorridas ajudam a favorecer uma cultura de segurança e bom ambiente de trabalho.
Sinalização Uma boa e eficiente sinalização (informação visual acessível) contribui muito para a prevenção de acidentes. Todos os pictogramas, avisos visuais, etc., devem ser claros e acessíveis preferencialmente nos locais adequados onde alertam sobre os riscos existentes, garantindo assim que as informações sejam disponíveis adequadamente. Na sinalização, é importante observar e fazer uso das cores padrão, com mensagens diretas e de linguagem universal, combinando com treinamentos práticos para reforçar a importância de cada indicador.
Check-list O check-list ajuda nas tarefas rotineiras que podem levar à negligência da operação por excesso de confiança. O Check-list, especialmente se personalizado conforme os riscos da atividade, é extremamente relevante para estimular comportamentos seguros, padronizar procedimentos e evitar acidentes.
Reconhecer e valorizar os comportamentos seguros Reconhecer e de algum modo destacar publicamente as pessoas da equipe que adotam práticas seguras ou que, simplesmente de maneira proativa, resolvem problemas. O reconhecimento e a valorização dos comportamentos seguros estimulam o desenvolvimento de uma cultura de segurança e ajuda na integração entre líderes e equipes. Por: Agência CBIC
O SINDUSCON-RR firmou parceria com o SENAI/RR, FIER/ e Operação acolhida para promover o projeto “Construindo Oportunidades”.
O projeto tem como foco formar e capacitar futuros trabalhadores da indústria da construção civil e de alimentos para o mercado de trabalho, contribuindo para a promoção da inclusão social, por meio do emprego e da geração de renda.
Os cursos na área de Pedreiro de Alvenaria e boas práticas na confeitaria, serão realizados nas dependências das unidades móveis do SENAI/RR.
Esse projeto é muito mais do que qualificação profissional: é sobre inclusão social, emprego e geração de renda, ajudando a transformar vidas e construir um futuro mais próspero para todos. Vamos juntos fortalecer os setores da construção civil e alimentos, e abrir portas para quem busca crescer!
O Construa Mais, realizado pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon/RR) e o Sebrae-RR, reuniu mais de 40 empresas e 20 instituições no Garden Shopping, em Boa Vista, consolidando-se como um marco para o setor da construção civil e imobiliário em Roraima. O evento teve como principal objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável do segmento, promovendo inovação, integração entre empresários e instituições, e a geração de empregos no estado.
Durante a cerimônia de abertura, Emerson Baú, diretor superintendente do Sebrae/RR, destacou a relevância econômica e social da construção civil, apresentando melhorias e soluções para um segmento que cresce a cada dia mais.
Estamos falando do segmento que mais gera empregos diretos na sociedade, com uma capilaridade gigantesca, que vai desde o pequeno negócio até grandes incorporadoras. Este é um momento ímpar na consolidação do setor em Roraima. A parceria com o Sinduscon, liderada por Clerlânio, foi essencial para o sucesso do evento, reunindo expositores que acreditam no potencial do nosso Estado
Baú também enfatizou os avanços do estado em infraestrutura, destacando a colaboração entre governo estadual e municipal para um desenvolvimento urbanístico estruturado e integrado.
Já a vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RR e presidente do Sistema FIER, Izabel Itikawa, apontou o evento como um marco para a criação de um ambiente colaborativo:
O Construa Mais é o ponto de partida para um novo ciclo de desenvolvimento para a nossa indústria. Ele incentiva o empreendedorismo, promove a inovação e mostra a capacidade de Roraima de superar desafios, transformando-os em oportunidades de crescimento. Essa iniciativa coloca nosso estado no mapa do desenvolvimento regional
O prefeito de Boa Vista, Artur Henrique, reforçou a importância do protagonismo da iniciativa privada no crescimento do setor, conectando aos processos desenvolvidos pelo município com objetivo de contribuir com o segmento.
Este é um evento 100% organizado pela sociedade civil, que demonstra a evolução e a força da construção civil em Roraima. A prefeitura tem contribuído ao organizar o setor para um desenvolvimento sustentável da cidade, sempre em parceria com os construtores e empresários, além de incentivar diversos serviços burocráticos, como por exemplo, a emissão de alvará, e outros serviços, e onde podemos contribuir e auxiliar estamos fazendo
O governador do estado, Antônio Denarium, celebrou o impacto do setor no crescimento econômico, reforçando o compromisso com a sociedade roraimense.
A construção civil é um dos maiores empregadores do estado, com mais de 6 mil empregos diretos. O PIB de Roraima cresceu 11,3%, o maior do Brasil, e a contribuição desse segmento foi essencial. Este evento é uma vitrine do que estamos alcançando em termos de tecnologia, inovação e geração de empregos, consolidando Roraima como um estado de oportunidades, e trabalhamos a cada dia mais para desenvolver este segmento, trazendo novas oportunidades e possibilidades ao Estado, com novas políticas e projetos
O presidente do Sinduscon/RR, Clerlânio Holanda, apontou o evento como uma vitrine para novos negócios e cooperação.
O Construa Mais é uma realização coletiva, fruto da confiança entre o setor privado, Sebrae, e instituições parceiras. Este é apenas o começo de uma série de ações que fortalecerão ainda mais o setor e o estado como um todo. O nosso segmento cresce a cada dia mais, e estamos aqui para incluir sustentabilidade, tecnologia e inovação nos projetos, e crescer juntos a cada dia mais
Um dos grandes destaques da abertura do evento foi a participação do “Quarteto da Arriação”, que encantou a plateia com a apresentação cultural, com músicas, integração do público e muita cantoria, Isaías, Charles, Renan e Davi, diretamente de Pernambuco, são sensação na internet há cerca de três anos, e agora estão ganhando o Brasil, envolvendo música e construção.
Com palestras, exposições de produtos e serviços inovadores, e um ambiente de networking estratégico, o evento já projeta novas edições maiores, afirmando o compromisso com o fortalecimento econômico de Roraima. O Construa Mais encerrou o primeiro dia com elogios aos organizadores e expositores, apresentando o papel como catalisador de desenvolvimento e colocando a construção civil e o mercado imobiliário do estado no centro do crescimento regional.
Os próximos dois dias contam com uma vasta programação e possibilidades aos visitantes, com exposição de diversos produtos e serviços, além de diversas dinâmicas, apresentações, capacitações e palestras.