No próximo dia 10 de setembro (quarta-feira), às 15h, será realizada a apresentação do 8º Censo Imobiliário de Boa Vista, com os resultados mais recentes referentes ao 1º semestre de 2025. 📑
O evento trará dados atualizados sobre a dinâmica do mercado imobiliário local, oferta, preço e a tendência do setor dentro da cidade de Boa Vista/RR compilados pela BRAIN Inteligência Estratégica e apresentados pelo gestor Anderson Gonçalves. 📊
🔹 Evento exclusivo para empresas associadas, convidados (as) e imprensa.
São convidados os associados do Sinduscon-RR, instituições financeiras e a imprensa.
Esta é uma iniciativa realizada pelo Sinduscon-RR, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) e do Sebrae-RR, reforçando a importância da união institucional para promover maior transparência e competitividade ao setor da Construção Civil.
A cada edição, o Sinduscon-RR promove uma coletiva de imprensa para compartilhar os resultados, garantindo o diálogo aberto com os veículos de comunicação, empresários e sociedade. O compromisso da entidade é evidenciar o papel estratégico da construção civil no desenvolvimento econômico e social de Roraima.
Mais informações: 📧 sindusconrr@gmail.com ☎ (95) 99130-3336 |
Roraima sediou neste sábado (23) a 18ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), que neste ano trouxe o tema “Heróis que Constroem o Brasil”. Realizado das 8h às 13h, nas dependências do SESI Roraima, o evento beneficiou 368 pessoas e realizou 1.139 atendimentos gratuitos em saúde, cidadania, orientação profissional, lazer e cultura para trabalhadores da construção civil e seus familiares. Em Roraima, a iniciativa foi organizada pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil (SINDUSCON/RR), em correalização com o SESI/RR, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário (SINTRACOMO/RR) e patrocínio do Loteamento Caburai. Considerado o maior evento de responsabilidade social do setor no país, o DNCS é realizado simultaneamente em vários estados brasileiros com o objetivo de valorizar os profissionais da construção civil, ampliar o acesso a serviços essenciais e promover momentos de integração entre trabalhadores, famílias e comunidade.
Além dos atendimentos, a programação foi marcada por atividades culturais e esportivas, como o torneio de futebol da 2ª Copa da Construção, apresentações interativas e sorteio de brindes, em um ambiente de confraternização, lazer e reconhecimento. Durante a abertura, o presidente do SINDUSCON/RR, Clerlânio Holanda, destacou a importância da data. “Hoje, celebramos um dia muito especial para os trabalhadores e trabalhadoras da construção civil. De norte a sul, comemoramos o Dia Nacional da Construção Social. É um dia de festa voltado para vocês. O estado de Roraima tem 7,5 mil trabalhadores com carteira assinada somente na construção civil, um recorde histórico que merece ser valorizado”, pontuou.
A superintendente do SESI-RR, Almecir Camara, ressaltou a união de esforços para a realização do evento. “Quero agradecer a parceria, pois esse evento é do SINDUSCON/RR, da CBIC, e nós abrimos as portas do nosso SESI para receber esse projeto tão maravilhoso. Também gostaria de agradecer todos os parceiros, instituições e pessoas envolvidas que contribuíram para o sucesso dessa ação”, disse.
Durante pronunciamento, a presidente da FIER, empresária industrial Izabel Itikawa, reforçou a relevância nacional da iniciativa. “Esse é um evento que mobiliza o Brasil inteiro para homenagear e valorizar os trabalhadores da construção civil. Quero parabenizar o presidente Clerlânio pelo trabalho que realiza em favor da construção civil de Roraima e pelo apoio constante às ações da nossa federação”, destacou.
Para o presidente do SINTRACOMO/RR, José Lima, a comemoração simboliza reconhecimento da classe. “Hoje é um dia muito importante para os nossos trabalhadores. Essa data representa um justo reconhecimento dos verdadeiros construtores do nosso Estado e do nosso país”, observou.
Participando pela primeira vez do DNCS, a empregada doméstica Vanusa de Jesus da Silva marcou presença no evento ao lado do marido, o pedreiro Carlos Oliveira da Silva. Animada, ela destacou a variedade de serviços gratuitos disponíveis. “Estou gostando muito dos atendimentos. Já arrumei o cabelo, fiz maquiagem, fiz o preventivo e ainda recebi uma massagem relaxante. Está tudo maravilhoso. Meu marido também está aproveitando, já extraiu um dente e cortou o cabelo”, contou.
Durante o evento, foram ofertados serviços como clínica médica, vacinação, atendimento odontológico, coleta citológica, avaliação nutricional e física com bioimpedância, massagem relaxante, orientação para microempreendedores, simulação de financiamentos e créditos, consulta de benefícios sociais, cadastramento em vagas de estágio, corte de cabelo, atividades recreativas para crianças, atendimentos da Defensoria Pública, serviços da CAER, demonstrações de cursos do SENAI/RR e ações de conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Dia Nacional da Construção Social (DNCS) é um momento especial para reconhecer aqueles que, com seu próprio esforço, transformam o Brasil. 🏠
Trabalhador da construção, venha fazer parte dessa grande festa que celebra os profissionais do setor e homenageia os “heróis que constroem o Brasil”.
Teremos uma manhã inteira repleta de serviços gratuitos nas áreas de saúde, lazer e cidadania, além de sorteios de brindes.
Organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RR), com a correalização do SESI/RR e a parceria do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e do Mobiliário de Roraima (Sintracomo/RR), este evento será uma grande homenagem ao trabalhador da construção.
A iniciativa é promovida pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, em parceria com o SESI Nacional.
✅ Para mais informações sobre como participar, entre em contato pelos números (95) -99130-3336 (Sandra/SINDUSCON-RR) ou 98117-4636 (Aníbal/SESI/RR).
Vamos juntos fazer do DNCS 2025 uma grande festa de cidadania!
Foi dada a largada para o maior evento da construção e do mercado imobiliário de Roraima, prevista para os dias 23 a 25 de outubro 2025, o o Sinduscon-RR e Sebrae Roraima realizam o Construa Mais Roraima 2025, evento que reunirá o trade de construção no estado e promoverá um espaço de debates, tendências, inovação, compartilhamento de conhecimento e oportunidades de negócios no setor.
O evento de apresentação da feira, foi realizado nesta quinta-feira, 26 de junho, no Auditório Monte Roraima, localizado no Edifício Airton Dias.
A feira trará novidades, com ambiente mais moderno, novos formatos e oportunidades imperdíveis para quem vive — ou quer entrar — no mundo da construção civil e mercado imobiliário.
Esta foi a oportunidade para empresários, construtoras, arquitetos, engenheiros, incorporadoras, imobiliárias e todos os profissionais da cadeia da construção civil e mercado imobiliário conhecerem em primeira mão os detalhes da feira principal, que promete movimentar o setor entre em outubro, no Roraima Garden Shopping.
O projeto tem como objetivo primordial promover a integração e o desenvolvimento abrangente do mercado da construção e do imobiliário em Roraima. Ele engloba todas as atividades da cadeia produtiva, desde construtoras, escritórios de arquitetura e engenharia, até lojas de materiais de construção e decoração, incorporadoras e imobiliárias.
A iniciativa também conta com a correalização da Fier e da Fecomércio, fortalecendo a integração e a cooperação entre diferentes segmentos da economia local.
O lançamento desta quinta-feira foi importantíssima para o setor, pois a presentou a estrutura completa da Feira Construa Mais Roraima, incluindo os espaços e estandes disponíveis para os empresários interessados em serem expositores e poderem realizar a comercialização durante o lançamento.
Na tarde do dia 24 de junho, tivemos a honra de receber em nossa reunião ordinária de diretoria e associados, o Secretário de Obras do Município de Boa Vista, Felipe Menezes, acompanhado da Secretária Adjunta, Kaynara Carvalho e da Engª. Civil e Superintendente do setor de licenciamento de obras, Iracema Lopes.🏘
O encontro foi fundamental para abrir um diálogo sobre as demandas do setor, permitindo que contribuíssemos com ideias e propostas para aprimorar os processos pelos quais as empresas são submetidas, além de fortalecer ainda mais a nossa parceria.✍️🏼👷🏻♀️👷🏽♂️
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (SINDUSCON/RR), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI/RR), deu início desde maio, a campanha vacinação dos trabalhadores das empresas associadas ao sindicato, visando promover a saúde e o bem-estar dos profissionais da indústria.
Essa iniciativa coordenada pelo SESI/RR tem como objetivo conscientizar os trabalhadores sobre a importância da vacinação, o autocuidado e a responsabilidade com a saúde coletiva. Além disso, busca reforçar o compromisso da indústria com a qualidade de vida de seus colaboradores.
O compromisso com o bem-estar dos trabalhadores da construção civil segue sendo uma prioridade para o setor. Prova disso é que 17 entidades associadas à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) já confirmaram adesão ao Dia Nacional da Construção Social (DNCS) 2025, que será realizado no dia 23 de agosto. A iniciativa celebra os profissionais que atuam no setor e reconhece os “heróis que constroem o Brasil”.
Promovido pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, o DNCS oferece um dia de serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, educação, lazer e bem-estar para trabalhadores da construção civil e seus familiares. A iniciativa reafirma o papel social do setor e o compromisso das entidades com o desenvolvimento das comunidades onde atuam.
Participam do DNCS 2025 as seguintes entidades:
SINDUSCON-PR/Noroeste SINDUSCON-PR SINDUSCON-RR SINDUSCON-PI SINDUSCON-Caxias SINDUSCON-AM SINDUSCON-São Francisco do Sul (SC) SINDUSCON-PR/Oeste SINDUSCON-PA SINDUSCON-CE SINDUSCON-GO SINDUSCON-BA ADEMI-AL SINDUSCON-PB SINDUSCON-MA SINDUSCON-MG SINDUSCON-Blumenau (SC) Com programação diversificada, o DNCS leva aos trabalhadores serviços essenciais, como exames oftalmológicos, testes de glicemia, avaliação bucal, atendimento odontológico e orientações sobre prevenção ao uso de álcool e drogas. Também oferece suporte na área de cidadania, com consultas jurídicas, checagem de restrição de crédito, distribuição de cartilhas informativas e serviços como corte de cabelo.
Além dos atendimentos, o evento proporciona momentos de lazer e integração, com brinquedos, oficinas de pintura e desenho, atividades esportivas e sorteios de brindes arrecadados junto a patrocinadores. Shows com artistas regionais também estão na programação, reforçando o caráter comunitário da ação.
O tema tem interface com o projeto “ESG no Setor da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR) apresenta nesta sexta-feira, dia 23 de maio, os resultados do 7º Censo Imobiliário de Boa Vista, uma iniciativa que mapeia e analisa o comportamento do setor imobiliário na capital roraimense. O levantamento, que é realizado e divulgado trimestralmente, conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) e do Sebrae-RR.
O censo tem como objetivo monitorar a evolução do mercado da construção civil, oferecendo dados estratégicos sobre o número de empreendimentos em andamento, imóveis ofertados, tipologias, valores, regiões de maior expansão e tendências do setor. Com isso, busca-se subsidiar empresários, investidores, gestores públicos e a sociedade com informações qualificadas e atualizadas para a tomada de decisões.
Para o vice-presidente do Sinduscon-RR, Edgilson Dantas Santos, o levantamento representa um importante termômetro da atividade imobiliária local. “O censo permite acompanhar o ritmo de crescimento urbano de Boa Vista e identificar oportunidades e desafios. É uma ferramenta de inteligência de mercado que contribui para o planejamento urbano, investimentos e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da cidade”, destaca.
A cada edição, o Sinduscon-RR promove uma coletiva de imprensa para apresentação dos resultados, compartilhando as principais análises e perspectivas com os veículos de comunicação e demais interessados. O compromisso é manter a transparência e o diálogo constante com a sociedade sobre o papel estratégico do setor da construção civil na economia estadual.
O 7º Censo Imobiliário de Boa Vista reafirma o compromisso do Sinduscon-RR com o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento do setor produtivo e a valorização de dados como base para o crescimento planejado da capital roraimense.
Com a proposta de transformar relações e romper silêncios onde o concreto dita o ritmo, o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Roraima (Sinduscon-RR), em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE-RR), deu início ao projeto Conversa na Obra – Diálogos sobre masculinidades possíveis e saudáveis. A iniciativa propõe rodas de conversa com trabalhadores da construção civil, promovendo uma escuta ativa sobre masculinidade, saúde mental e violência de gênero, em uma linguagem acessível e diretamente conectada ao cotidiano dos canteiros.
As atividades são presenciais, com duração de uma hora, e conduzidas por profissionais da Defensoria Pública — defensores, psicólogos e assessores jurídicos. Durante os encontros, são discutidas as formas como o machismo afeta não apenas as mulheres, mas os próprios homens, gerando sofrimento psíquico, adoecimento emocional e dificuldades de convivência. São abordados ainda temas como autocuidado, empatia, responsabilidade afetiva e prevenção da violência doméstica.
“A construção civil é um ambiente onde, historicamente, se reproduzem ideias rígidas sobre o que é ‘ser homem’. Queremos abrir espaço para um diálogo sensível, sem julgamentos, para que esses trabalhadores possam refletir sobre suas vivências e construir relações mais saudáveis”, explica a defensora pública Terezinha Muniz, coordenadora da iniciativa.
O projeto conta com o apoio ativo do Sinduscon-RR. Para o presidente da entidade, Clerlânio Holanda, a ação é um avanço necessário. “É uma honra para o sindicato participar de um projeto tão importante e inovador. São temas que muitas vezes ficam de fora do ambiente profissional, mas que impactam profundamente a vida dos trabalhadores. Falar sobre respeito, saúde emocional e equidade de gênero no canteiro de obras é valorizar as pessoas que constroem a cidade”, afirma.
O Serviço Social da Indústria de Roraima em Roraima (Sesi-RR) promoveu, no dia 15 de abril, às 15h, uma Reunião de Sensibilização sobre o Pacto Global da ONU e o Movimento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O encontro realizado no auditório da sede administrativa do Sesi, contou com a Presença do Presidente do Sinduscon-RR, Clerlânio Holanda.
A ação promovida em parceria com o Movimento Nacional ODS e a Coordenadoria de Relações Empresariais em Roraima, com o objetivo de mobilizar instituições e empresas privadas para aderirem formalmente ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa voluntária de cidadania corporativa do mundo.
Entre os convidados, estava presente o Secretário Executivo da Comissão Nacional para os ODS, da Presidência da República, Lavito Bacarissa.
O encontro foi conduzido pela coordenadora de Relações Empresariais ODS em Roraima, Almecir de Freitas Câmara, que também é Superintendente da Fier e do Sesi-RR e Diretora Regional do Senai-RR. Segundo ela, a iniciativa busca fortalecer a articulação local em torno da Agenda 2030 da ONU, incentivando empresas, municípios, universidades e a sociedade civil a assumirem o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Durante o evento o Sinduscon-RR assinou o termo de adesão.
O que é o Movimento Nacional ODS? O Movimento Nacional ODS é uma articulação da sociedade civil que promove a territorialização dos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, através de formações técnicas, apoio à gestão pública, articulação com empresas e redes locais. O movimento estimula ações que promovem educação de qualidade, saúde e bem-estar, trabalho, erradicação da pobreza, entre outros temas fundamentais. Dentre alguns benefícios adquiridos pelas instituições que aderem ao pacto estão o acesso a ferramentas de planejamento e gestão, capacitações técnicas e linhas de financiamento voltadas à sustentabilidade.