Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

Sinduscon-RR apresenta 7º Censo Imobiliário de Boa Vista

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR) apresenta nesta sexta-feira, dia 23 de maio, os resultados do 7º Censo Imobiliário de Boa Vista, uma iniciativa que mapeia e analisa o comportamento do setor imobiliário na capital roraimense. O levantamento, que é realizado e divulgado trimestralmente, conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) e do Sebrae-RR.

O censo tem como objetivo monitorar a evolução do mercado da construção civil, oferecendo dados estratégicos sobre o número de empreendimentos em andamento, imóveis ofertados, tipologias, valores, regiões de maior expansão e tendências do setor. Com isso, busca-se subsidiar empresários, investidores, gestores públicos e a sociedade com informações qualificadas e atualizadas para a tomada de decisões.


Para o vice-presidente do Sinduscon-RR, Edgilson Dantas Santos, o levantamento representa um importante termômetro da atividade imobiliária local. “O censo permite acompanhar o ritmo de crescimento urbano de Boa Vista e identificar oportunidades e desafios. É uma ferramenta de inteligência de mercado que contribui para o planejamento urbano, investimentos e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da cidade”, destaca.


A cada edição, o Sinduscon-RR promove uma coletiva de imprensa para apresentação dos resultados, compartilhando as principais análises e perspectivas com os veículos de comunicação e demais interessados. O compromisso é manter a transparência e o diálogo constante com a sociedade sobre o papel estratégico do setor da construção civil na economia estadual.


O 7º Censo Imobiliário de Boa Vista reafirma o compromisso do Sinduscon-RR com o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento do setor produtivo e a valorização de dados como base para o crescimento planejado da capital roraimense.




Por: ASCOM/FIER

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

Masculinidades em debate: projeto leva reflexão sobre respeito e saúde emocional aos canteiros de obras em Boa Vista

Com a proposta de transformar relações e romper silêncios onde o concreto dita o ritmo, o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Roraima (Sinduscon-RR), em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE-RR), deu início ao projeto Conversa na Obra – Diálogos sobre masculinidades possíveis e saudáveis. A iniciativa propõe rodas de conversa com trabalhadores da construção civil, promovendo uma escuta ativa sobre masculinidade, saúde mental e violência de gênero, em uma linguagem acessível e diretamente conectada ao cotidiano dos canteiros.


As atividades são presenciais, com duração de uma hora, e conduzidas por profissionais da Defensoria Pública — defensores, psicólogos e assessores jurídicos. Durante os encontros, são discutidas as formas como o machismo afeta não apenas as mulheres, mas os próprios homens, gerando sofrimento psíquico, adoecimento emocional e dificuldades de convivência. São abordados ainda temas como autocuidado, empatia, responsabilidade afetiva e prevenção da violência doméstica.

“A construção civil é um ambiente onde, historicamente, se reproduzem ideias rígidas sobre o que é ‘ser homem’. Queremos abrir espaço para um diálogo sensível, sem julgamentos, para que esses trabalhadores possam refletir sobre suas vivências e construir relações mais saudáveis”, explica a defensora pública Terezinha Muniz, coordenadora da iniciativa.


O projeto conta com o apoio ativo do Sinduscon-RR. Para o presidente da entidade, Clerlânio Holanda, a ação é um avanço necessário. “É uma honra para o sindicato participar de um projeto tão importante e inovador. São temas que muitas vezes ficam de fora do ambiente profissional, mas que impactam profundamente a vida dos trabalhadores. Falar sobre respeito, saúde emocional e equidade de gênero no canteiro de obras é valorizar as pessoas que constroem a cidade”, afirma.

Por: Roraima na Rede – https://www.roraimanarede.com.br/

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

Sinduscon-RR adere ao Pacto Global da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Serviço Social da Indústria de Roraima em Roraima (Sesi-RR) promoveu, no dia 15 de abril, às 15h, uma Reunião de Sensibilização sobre o Pacto Global da ONU e o Movimento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O encontro realizado no auditório da sede administrativa do Sesi, contou com a Presença do Presidente do Sinduscon-RR, Clerlânio Holanda.



A ação promovida em parceria com o Movimento Nacional ODS e a Coordenadoria de Relações Empresariais em Roraima, com o objetivo de mobilizar instituições e empresas privadas para aderirem formalmente ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa voluntária de cidadania corporativa do mundo.

Entre os convidados, estava presente o Secretário Executivo da Comissão Nacional para os ODS, da Presidência da República, Lavito Bacarissa.



O encontro foi conduzido pela coordenadora de Relações Empresariais ODS em Roraima, Almecir de Freitas Câmara, que também é Superintendente da Fier e do Sesi-RR e Diretora Regional do Senai-RR. Segundo ela, a iniciativa busca fortalecer a articulação local em torno da Agenda 2030 da ONU, incentivando empresas, municípios, universidades e a sociedade civil a assumirem o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Durante o evento o Sinduscon-RR assinou o termo de adesão.


O que é o Movimento Nacional ODS?
O Movimento Nacional ODS é uma articulação da sociedade civil que promove a territorialização dos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, através de formações técnicas, apoio à gestão pública, articulação com empresas e redes locais. O movimento estimula ações que promovem educação de qualidade, saúde e bem-estar, trabalho, erradicação da pobreza, entre outros temas fundamentais.
Dentre alguns benefícios adquiridos pelas instituições que aderem ao pacto estão o acesso a ferramentas de planejamento e gestão, capacitações técnicas e linhas de financiamento voltadas à sustentabilidade.

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL Evento Nacional da Construção Civil

ENIC: 100 edições de inovação, conhecimento e networking promovidos pela CBIC

O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) 2025, realizado durante a 29ª edição da Feicon, na São Paulo Expo, reuniu autoridades, especialistas e representantes de entidades do setor para debater os rumos da construção civil no Brasil. O evento foi marcado por anúncios importantes, trocas de experiências e o fortalecimento de parcerias público-privadas voltadas à inovação, habitação, sustentabilidade e desenvolvimento urbano.



Em sua abertura, o ENIC contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que participou da apresentação do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”, iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em parceria com o Ministério das Cidades. O presidente se mostrou entusiasmado com a proposta, que visa revitalizar espaços urbanos e garantir moradias mais dignas em todo o país.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Roraima (Sinduscon – RR) também marcou presença no evento, com a parceria do SEBRAE/RR, um grupo de empresários, associados do Sindicato, pode acompanhar de perto o evento, reforçando o compromisso da entidade com o fortalecimento do setor.


Para o Presidente do Sinduscon-RR, Clerlânio Holanda, os benefícios de participação foram inúmeros, com um network qualificado, que contou com participação dos principais players do mercado imobiliário, tendo acesso as tendências e inovações do setor, ao que está acontecendo de melhor em financiamentos para empresas, quais as melhores opções considerando a Selic tão alta, palestras atuais no setor imobiliário, da minha casa minha vida, das incorporações, sobre os vícios construtivos, enfim benefícios extraordinários para quem pode participar”, disse.

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL Mérito Sindical FIER PREMIAÇÃO

Sinduscon-RR conquista o prêmio Mérito Sindical FIER

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR) conquistou o primeiro lugar no ‘Prêmio Mérito Sindical da Fier 2023-2024″, em cerimônia realizada na quinta-feira, 03 de abril, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier).


O prêmio reconhece e valoriza as iniciativas desenvolvidas pelas lideranças sindicais, com vistas à promoção do associativismo, fortalecimento e defesa de interesses dos segmentos industriais por eles representados.

O Sinduscon-RR conquistou pela quarta vez o primeiro lugar. Os demais premiados foram: em segundo lugar, Sindicer-RR, em terceiro o Sindearter.

Para o presidente Clerlânio Holanda, “O prêmio é o reconhecimento que celebra as melhores práticas entre os sindicatos do nosso estado. Sendo fruto de um trabalho sério, coletivo e comprometido com o associativismo, a ética, a transparência, representatividade e defesa de interesses, atendemos a todos os critérios — desde o cumprimento exemplar do estatuto, passando pelo aumento de associados, até a promoção ativa do setor e da instituição” disse.

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

O Prêmio IEL Talentos da Construção

O Prêmio IEL Talentos da Construção irá reconhecer e premiar estudantes de graduação dos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo de universidades e faculdades brasileiras.

A iniciativa tem o objetivo de estimular a conexão entre a pesquisa acadêmica e as demandas reais da indústria da construção, promovendo inovação, sustentabilidade e responsabilidade no setor.



As inscrições podem ser feitas até 31 de maio. Acesse o link https://www.portaldaindustria.com.br/iel/canais/premio-iel-da-construcao/e confira o edital na íntegra!


➡ Divulgação finalistas: 9 de agosto de 2025

🏆 Premiação: Rio Construção Summit, 26 de setembro de 2025, Rio de Janeiro.

#PrêmioIELTalentosDaConstrução

Categorias
Mercado Imobiliário

Brain lança documentário e conduz debate sobre o legado da pandemia da covid-19

Uma reflexão ampla e aprofundada sobre os efeitos duradouros da pandemia da covid-19 pautou o “Construindo o Amanhã: a aceleração das mudanças do mercado pós-pandemia e tudo que podemos construir juntos”, evento realizado pela Brain Inteligência Estratégica na tarde da terça-feira (18/03), na cidade de São Paulo, para avaliar os próximos passos das transformações impostas pelo novo coronavírus e seus reflexos sobre o mercado imobiliário.

“Nós queremos falar do futuro”, comentou Marcos Kahtalian, sócio fundador da empresa. “O futuro cabe a nós construir e somos capazes”, acrescentou. O evento marcou o lançamento do documentário produzido pela Brain para contar como a pandemia afetou o mercado imobiliário brasileiro: foram gravados depoimentos de 44 entrevistados, entre eles o presidente da da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, e o presidente do conselho consultivo da entidade, José Carlos Martins, que contaram como o setor da construção enfrentou os desafios impostos pela pandemia. Correia prestigiou o evento.

Na programação, painéis trazendo executivos dos diversos imobiliários – habitação, hotelaria, shopping centers, locação, logística – para discutir tendências e avaliar o legado da crise sanitária. CEO da Brain, Fábio Araújo apresentou dados inéditos mostrando a mudança de comportamento da população e sua interface com o setor, seja na forma como desfruta da moradia, os novos hábitos de viagem e o volume de entregas.

Fonte: Agência CBIC

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL Construção Civil em Roraima

Boa Vista registra crescimento no mercado imobiliário, aponta 6º censo do setor

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Roraima (Sinduscon-RR), em parceria com o Sebrae Roraima e a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), apresentou nesta segunda-feira (10), o relatório trimestral do 6º Censo do Mercado Imobiliário de Boa Vista. O estudo, desenvolvido pela Brain Inteligência Estratégica, revelou um crescimento expressivo do setor na capital roraimense em 2024.

O evento, realizado na sede do Sebrae Roraima, reuniu representantes do segmento, que destacaram a importância do levantamento para a tomada de decisões estratégicas no setor. O relatório abrange dados sobre lançamentos imobiliários, oferta inicial e atual de unidades, vendas e evolução dos preços, consolidando Boa Vista como um dos mercados mais promissores do Norte do país.

O estudo mostrou que Boa Vista teve um aumento de 80% no número de unidades lançadas entre 2023 e 2024, passando de 2.924 para 5.250 unidades. Além disso, a cidade registrou o maior volume de vendas da sua história, com um aumento superior a 75% na comercialização de imóveis, totalizando 4.280 unidades vendidas em 2024.

Outro destaque foi o crescimento do Valor Geral de Vendas (VGV), que subiu 26%, passando de R$ 490 milhões em 2023 para R$ 618 milhões em 2024. Esse desempenho consolidou Boa Vista como o terceiro maior mercado imobiliário da região Norte, atrás apenas de Belém e Manaus.
Durante o evento, Almir Sá, diretor de administração e finanças do Sebrae Roraima, reforçou a importância da parceria entre as instituições para fortalecer o setor: “O Sebrae está sempre ao lado dos empreendedores, fornecendo suporte e dados estratégicos que ajudam no crescimento do mercado. Este estudo traz informações valiosas para todo o setor da construção civil e para quem busca investir em Boa Vista”.

A vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Izabel Itikawa, destacou o impacto positivo do censo: “Nosso objetivo é fomentar a construção civil e oferecer melhores condições para os empresários e associados do Sinduscon-RR. Este estudo nos permite compreender melhor as tendências do mercado e planejar estratégias mais assertivas”.

Já Clerlânio Holanda, presidente do Sinduscon-RR, celebrou os resultados e ressaltou a relevância dos dados para os empresários do setor: “Este censo é essencial para que possamos entender o comportamento do mercado e tomar decisões mais embasadas. O crescimento registrado em 2024 mostra a força do setor imobiliário de Boa Vista e sua grande capacidade de atração de investimentos”.
Anderson Gonçalves, consultor da Brain Inteligência Estratégica, reforçou que Boa Vista teve um desempenho acima da média nacional: “Quando analisamos o histórico do setor imobiliário na cidade, vemos que 2024 foi o melhor ano registrado. Esse crescimento demonstra que o mercado local está consolidado e com perspectivas positivas para os próximos anos”.

Perspectivas para o futuro
Com os resultados expressivos de 2024, o setor imobiliário de Boa Vista segue em uma trajetória de expansão. Os dados apresentados no censo servem como base para investidores, construtoras e incorporadoras planejarem novos empreendimentos e contribuírem ainda mais para o desenvolvimento econômico da cidade.

Fonte: Sebrae/RR

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

Membros do SINDUSCON-RR tomam posse nos Conselhos Temáticos da FIER

Na tarde de ontem, quinta-feira, 6 de fevereiro, aconteceu a eleição e posse dos membros dos Conselhos Temáticos da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), em uma reunião extraordinária, no auditório da Casa da Indústria Rivaldo Fernandes Neves.

Representantes do Sinduscon-RR tomaram posse nos seguintes conselhos:


Conselho Temático de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Energia e Infraestrutura (CTMAR)
Roberto Santos – Titular
Dione Shinohara – Suplente

Conselho Temático de Economia e Política Industrial (COMPI)
Pedro Emanuel – Titular
José Jairo – Suplente
Conselho Temático de Responsabilidade Social e Relações Trabalhistas (CTRSRT)
Samuel Costa – Titular
Luis Trajano – Suplente

Parabéns a todos os eleitos! Essa participação ativa contribui para o fortalecimento do setor, para a influência em políticas públicas e para o desenvolvimento regional de Roraima.

#sindusconrr #representação #defesadosetor #construçãocivil #fier #roraima

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

CBIC celebra 68 anos de liderança e contribuição para o desenvolvimento do Brasil

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) celebra, nesta segunda-feira (20), 68 anos fortalecendo como representante legítima e porta-voz nacional do pela defesa do setor da construção civil e pela promoção do desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Fundada em 1957, a entidade consolidou-se como uma das principais representantes do segmento, contribuindo para a formulação de políticas públicas e fortalecendo o papel estratégico da indústria da construção no país.

Com uma história pautada pelo compromisso com a valorização e capacitação de profissionais, a CBIC desempenha um papel fundamental na articulação entre os diversos atores do setor, incluindo governos, empresários e sociedade civil. Ao longo dessas quase sete décadas, a entidade tem sido protagonista em discussões que impactam diretamente o cotidiano dos brasileiros, como habitação, infraestrutura e reformas legislativas.

Renato Correia, presidente da CBIC, destaca o papel da entidade na construção de um setor mais forte e competitivo. “A CBIC vem trabalhando há 68 anos para melhorar o ambiente de negócios, atrair investimentos e solucionar duas questões muito importantes para a população brasileira: habitação e infraestrutura. Essas áreas são a chave do desenvolvimento do país, além de serem geradoras de quase 3 milhões de empregos no ano de 2024”, afirmou.

Entre as iniciativas que marcam a atuação da CBIC, estão a promoção de debates técnicos e eventos que reúnem especialistas e lideranças do setor, o apoio à inovação tecnológica e à sustentabilidade e o desenvolvimento de estudos e indicadores que auxiliam na tomada de decisões. Além disso, a entidade tem atuado em questões estratégicas como a reforma tributária e o avanço de parcerias público-privadas, através dos nove eixos técnicos, conduzidos por comissões, compostas por vice-presidentes de área, gestores e consultores especialistas de cada setor.

A entidade reforça seu compromisso em continuar atuando de forma propositiva e colaborativa para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que manterão a construção protagonista e indutora do desenvolvimento brasileiro, com inclusão social.

Os 68 anos da CBIC representam não apenas um marco de longevidade, mas também um testemunho de sua relevância e resiliência em um setor que é vital para o desenvolvimento do Brasil.

Por: Agência CBIC