Mês: dezembro 2020
A construção civil é um dos principais setores industriais do País, contribui para a promoção do bem-estar da sociedade, por meio de moradias, edificações e para o desenvolvimento das cidades com a infraestrutura urbana. O setor é um dos principais responsáveis por movimentar o Produto Interno Bruto (PIB), absorver mão de obra e estimular o cenário econômico.
Segundo informações do Perfil Socioeconômico da Indústria de Roraima, elaborado com dados disponíveis junto a Receita Federal do Brasil, em Roraima existem:
3.817 empresas industriais ativas
43,49% atuam na construção civil
47,10% estão localizadas em Boa Vista
Dados do CAGED/Ministério da Economia apontam cerca de 2.500 empregos diretos, podendo chegar a mais de 4 mil, se considerarmos os empregos indiretos gerados em toda a cadeia da construção.
O setor é responsável por 65,2% da composição do PIB da Indústria de Roraima, que corresponde a cerca de 8% do PIB Estadual e foi a atividade que mais ganhou participação na indústria do Estado: Aumentou 13.5 pontos percentuais entre 2007 e 2017. (Fonte: Perfil da Indústria nos Estados/CNI 2020).
Com a suspensão dos programas habitacionais do Governo Federal (os quais estão sendo retomados os poucos) e com o início da pandemia, houve uma redução das atividades, inclusive nas obras particulares, resultando em um número de demissões maior do que o de contratações até julho, começando uma recuperação das atividades a partir de agosto.
No quadro geral de todos os setores, se comparado ao mês anterior, em setembro foi registrado um incremento de 119%, e a construção civil foi o setor que mais contratou, sendo criados 260 empregos formais, o que reflete um reaquecimento do setor.
Nos canteiros de obras, ações que fazem a diferença e protegem a vida.
A construção civil em Roraima adotou novos protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19 no Estado. Mas, indo além da distribuição de pontos de higienização nas obras e controle nas entradas dos canteiros, novos procedimentos também dependem da adesão dos trabalhadores do setor, as conversas e as brincadeiras entre grupos de colegas no horário do intervalo deram lugar ao distanciamento social e a adesão aos cuidados para proteger a saúde e a vida de todos.
Para disseminar e valorizar essas iniciativas colocadas em prática por empresas da construção civil, o Sinduscon-RR elaborou em parceira com a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) e o Serviço Social da Indústria de Roraima (SESI), um informativo relatando alguns desses bons exemplos que ajudaram a garantir a segurança dos trabalhadores e de suas famílias. O informativo está disponível no site do Sindicato (sinduscon-rr.org.br).
“O Sinduscon vem adotando as medidas e orientações disponibilizadas pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), todas as informações e procedimentos que devem ser adotados foram passados para os nossos associados, fizemos reuniões com a diretoria específica para isso, disponibilizamos todas as campanhas orientativas da CBIC no site do Sinduscon-RR, fizemos a disseminação de boas práticas de combate e controle da doença, e as empresas associadas colocaram em prática, o que reduziu muito o índice de contaminação e garantiu a continuidade das obras e o crescimento do setor”, relatou Clerlânio de Holanda, presidente do Sinduscon-RR.
Link de acesso ao informativo:
https://sinduscon-rr.org.br/Informativo-SINDUSCON.pdf
SINDUSCON-RR
Rua Professor Diomedes, 102 – Centro – Boa Vista/RR
(95) 3224-0350 | 99130-3336 | sindusconrr@gmail.com