Desde 03 de janeiro deste ano, a nova NR-01 entrou em vigor. Na atualização, vieram as diretrizes para o programa de gerenciamento de riscos (PGR), visando a identificação de perigos, a avaliação dos riscos e a adoção de medidas de prevenção para controlar os riscos nos locais de trabalho.
Obrigatório para indústrias de todos os portes, o PGR deve ser composto pelo inventário de riscos e plano de ação, com o cronograma, formas de acompanhamento e conferência de resultados.
Para apoiar as micros e pequenas empresas, o Sesi disponibiliza um autosserviço online para que os empresários desenvolvam gratuitamente o PGR. No portal Sesi Facilita, os usuários inserem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, no ato, já são informadas se estão enquadradas nas regras para adesão ao serviço.
A plataforma, que conta com sistema de inteligência artificial com mais de 240 atividades industriais, traz um formulário para que empresas informem seu ramo de atividade e a própria plataforma apresenta um rol de processos produtivos que podem ser desenvolvidos, com mapeamento de possíveis riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
Os usuários só precisam selecionar os processos que existem efetivamente na empresa, incluir setores que não foram mencionados e relacionar os funcionários que estão em cada processo produtivo. O sistema se encarrega de fazer as correlações e listar os possíveis perigos existentes em cada processo para que seja realizada a avaliação de riscos. Por fim, o sistema sugere as ações necessárias para que a empresa possa elaborar seu plano de ação para reduzir os riscos encontrados.
O relatório gerado após o preenchimento do formulário, composto por um inventário de riscos e um plano de ação, será usado para que o empresário da micro ou pequena indústria faça a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais para atendimento à legislação (NR1).
Acesse: http://sesifacilita.com.br
Mês: julho 2022
Saiu a programação!
No próximo dia 26 de julho, às 10h (horário de Brasília), a CBIC lança a CANPAT Construção 2022, com o tema “Gestão da Segurança e Saúde na Construção: uma nova cultura para um ambiente de trabalho seguro e saudável”. 👷
Essa é uma campanha consolidada que combina esforços com os principais atores da Segurança e Saúde do Trabalho: o SESI, os Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) e a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT).
Inscreva-se pelo link:
https://brasil.cbic.org.br/cbic-cprt-canpat-2022-26-07-2022
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi), participação da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e apoio especial do Seconci Brasil, realizará no dia 26 de julho, às 10 horas, o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção – CANPAT Construção 2022 com o tema “Gestão da Segurança e Saúde na Construção: uma nova cultura para um ambiente de trabalho seguro e saudável”.
De acordo com o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT/CBIC), Fernando Guedes, o evento, que está em sua 6ª edição, vai abordar questões de segurança e saúde do trabalho (SST) na construção, além dos novos paradigmas e a cultura de prevenção que as empresas devem observar com a NR 18, que entrou em vigor este ano.
O presidente da CPRT destacou ainda a importância do evento no calendário do setor e dos relevantes debates que a CANPAT Construção promove. “A expectativa é muito elevada, afinal de contas é um setor muito importante. A nossa Campanha já é um evento dentro do calendário da construção, respeitado e muito aguardado pelos profissionais prevencionistas”, disse.
Fique de olho! Em breve mais informações da programação!
Clique aqui e garanta a sua vaga!
O tema tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST”, da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).
Por: Agência Brasil