Categorias
Construção Civil em Roraima

Representatividade – Posse Conselhos Temáticos da FIER


Na tarde de segunda-feira, dia 13 de fevereiro, foram realizadas as posses dos representantes do Sinduscon-RR junto aos Conselhos Temáticos da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER).

As reuniões extraordinárias aconteceram no auditório da FIER, onde foram empossados conforme segue:

No Conselho Temático Responsabilidade Social e Relações Trabalhistas (CTRSRT) – Tomaram posse Luis Eduardo (titular) e Samuel Souza (suplente).

O Conselho Temático Micro e Pequena Empresa, Economia e Política Industrial (COMPI) – Tomaram posse Vinícius Carvalho (titular) e José Jairo (suplente).



O Conselho Temático Meio Ambiente, Recursos Naturais, Energia e Infraestrutura (CTMAR) – Tomaram posse Kerverson Holanda (titular) e Roberto Santiago (suplente).
.
.
.
#sinduscorr #representatividade #construçaocivil #fierr #fieroraima #conselhostematicos


Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

Minha Casa, Minha Vida será tema de debates no ENIC

A 96ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) levará questões do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida para o centro da sua agenda de debates. Realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o ENIC acontecerá entre os dias 12 e 14 de abril na maior feira de construção civil e arquitetura da América Latina, a FEICON.

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, abordar a habitação de interesse social é de extrema relevância para o setor, pois movimenta a economia, gerando emprego e renda a milhares de trabalhadores, e significa garantir moradia digna para uma parte da população. “É preciso falar de temas como sustentabilidade, melhorias técnicas e operacionais, além das novidades no programa. Então são pontos que vamos debater no ENIC e trazer todo esse conteúdo para a FEICON”, enfatizou.



O programa, criado em 2009, será relançado nos próximos dias e prevê avanços como a criação de novos modelos de moradia, questões sustentáveis, como a utilização de placas solares, entre outros. “São temas que estão em consonância com os propósitos do ENIC, que reúne conteúdo para soluções inovadoras”, conclui.

Saiba mais sobre a 96ª edição do ENIC-Engenharia & Negócios no https://www.feicon.com.br/pt-br/experiencias/96ENIC.html

Por: Agência CBIC_13.02.2023

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

Sinduscon/RR participa de Reuniões na sede da CBIC

Sinduscon/RR, representado pelo presidente, Clerlânio Holanda, participou de duas importantes reuniões da Câmara Brasileira da Indústria (CBIC). A reunião do Conselho de Administração e da Assembleia Geral Extraordinária, ambas realizadas na quinta-feira (09.02), na sede da entidade em Brasília/DF.

Na reunião do Conselho de Administração foi nomeada a Comissão Eleitoral da CBIC, composta por João Carlos Pimenta e Tereza Cristina, como titulares, e Mayara Maciel e Ruiter Tuim, como suplentes. O edital será publicado no próximo dia 13/02 e a eleição será no dia 11/05, na capital federal. Nos Informes da Presidência, o presidente da entidade, José Carlos Martins, deu ciência das recentemente reuniões realizadas pela CBIC com os ministros Jader Barbalho Filho (das Cidades), Renan Filho (dos Transportes) e Alexandre Padilha (da Secretaria de Relações Institucionais) sobre temas de interesse do setor da construção, como o Minha Casa, Minha Vida, obras paralisadas, reajustes de obras, concessões de baixo investimento, vícios construtivos, Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), unidades adaptáveis e melhorias das condições de contratação, entre outros.
Sobre a 96ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) Engenharia & Negócios, em parceria inédita com a FEICON, a gerente de Parcerias & Eventos da CBIC, Lídia Sampaio, informou que o evento já está com as inscrições abertas e será totalmente gratuito, de 12 a 14/04, no Expo São Paulo, em São Paulo.
A CBIC terá um estande com várias atividades na feira, além de espaço para coletiva de imprensa, pitchs das startups e arena de Inovação.
O cientista político Leonardo Barreto e o coordenador de Relações Institucionais da CBIC, Luis Henrique Macedo Cidade, avaliaram o cenário político nacional, com destaque para o setor da construção civil.
Na ocasião, ainda foram apresentados os novos presidentes de entidades associadas.

A Assembleia Geral aprovou o texto do Regimento Interno da entidade, com as emendas propostas. Pelo Estatuto da CBIC, o Regimento Interno criará as regras para indicar o Conselho de Ética da entidade. Tendo em vista essa abrangência do Estatuto, a Assembleia também aprovou a recomendação de que, em momento oportuno, se discuta a eventual separação entre o Regimento Interno e o Código de Ética.

A próxima reunião do Conselho de Administração será no dia 15 de março. No mesmo dia, das 8h às 10h, será realizado o Café com os Parlamentares, cuja programação será oportunamente enviada.

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

Sinduscon/RR recebe Vice-governador para discutir pautas de desenvolvimento e desburocratização para o setor no Estado

A reunião ocorreu na sede do SINDUSCON-RR e contou com a participação de representantes do setor e equipe técnica da Seinf.

A reunião faz parte do calendário ordinário da entidade, e esse ano em uma nova proposta de trazer para as reuniões instituições que possam contribuir para um diálogo positivo para setor da construção. Na ocasião foram abordados diversos temas: obras estruturantes, investimentos, problemas de informalidade na construção civil, licitações, Sinapi, CUB/m², escassez de mão-de-obra e profissionais qualificados em áreas especificas; e a nova ferramenta BIM.
O Presidente Clerlânio Holanda ressaltou que o setor da indústria da construção tem um papel fundamental na geração de emprego e renda, e contribui para o crescimento no Estado. “Trabalhamos para reafirmar o compromisso na defesa de interesses, abrindo o diálogo com os setores públicos e privados, para obtermos melhorias significantes no setor”, concluiu.

Categorias
NOTÍCIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL - NACIONAL

Custo da construção aumentou 0,46% em janeiro de 2023

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) aumentou 0,46% em janeiro, maior alta desde julho de 2022 (0,86%). O resultado foi influenciado especialmente pelo incremento do custo com a mão de obra, que registrou variação de 0,70%, enquanto o custo de materiais e equipamentos cresceu 0,05% e o custo com serviços apresentou alta de 1,02%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (07/02) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Conforme constata a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, o custo com materiais e equipamentos vem registrando variações mais modestas desde os últimos cinco meses do ano passado, com resultados negativos em agosto, setembro, outubro e dezembro. “É importante ressaltar a importância desse comportamento do custo com insumos depois de mais de dois anos preocupando a construção civil com fortes elevações”, ressalta.

Em janeiro de 2023 as maiores influências negativas para a variação do custo com materiais foram: tubos e conexões de PVC (-3,91%), cimento Portland comum (-0,28%), eletrodutos de PVC (-1,67%), placas cerâmicas para revestimento (-0,37%) e madeiras para telhado (-0,20%).

O aumento de 0,70% no custo com a mão de obra, no primeiro mês do ano, ocorreu em função da elevação mais expressiva desse custo em Belo Horizonte (4,99%) e em Salvador (1,14%).

Em Brasília a alta foi de 0,08% e no Rio de Janeiro (+0,12%). Nas demais capitais componentes do indicador (São Paulo, Recife, e Porto Alegre) ficou estável.

Com o resultado de janeiro, o INCC acumulou, nos últimos 12 meses,  elevação de 9,00%. Nesse mesmo período, o custo com materiais e equipamentos cresceu 5,33% e o custo com a mão de obra apresentou alta de 12,44%.  A análise da variação percentual acumulada em 12 meses demonstra que desde setembro de 2022 a maior fonte de pressão sobre o custo da construção passou a ser o custo com a mão de obra.

Acompanhe a matéria completa no link: https://cbic.org.br/custo-da-construcao-aumentou-046-no-primeiro-em-janeiro-de-2023/

Por: Agência CBIC

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

Presidente da CBIC pede celeridade em tema verde no Minha Casa, Minha Vida

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, tem se reunido com integrantes do governo federal para debater o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. O projeto será relançado e passará por mudanças. A nova proposta inclui critérios mais flexíveis para a construção dos residenciais, respeitando as diferenças regionais no país, com a possibilidade de unidades menores, varanda e até aquecimento solar de água, a depender da região e o perfil dos beneficiários.

Nesta quarta-feira (1), o jornal Folha de S. Paulo publicou matéria sobre o tema e conversou com o presidente da CBIC. Martins explicou que pediu que a decisão sobre o tema verde seja tomada rapidamente para o setor elaborar projetos com as condições estabelecidas pelo governo.

“[O melhor é o] quanto antes definir qual vai ser a especificação, itens que vão ser agregados em termo de sustentabilidade dos projetos, para que, a partir dessa especificação, o setor possa fazer projeto, orçar, ver quanto vale”, avaliou.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, tem se reunido com integrantes do governo federal para debater o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. O projeto será relançado e passará por mudanças. A nova proposta inclui critérios mais flexíveis para a construção dos residenciais, respeitando as diferenças regionais no país, com a possibilidade de unidades menores, varanda e até aquecimento solar de água, a depender da região e o perfil dos beneficiários.

Nesta quarta-feira (1), o jornal Folha de S. Paulo publicou matéria sobre o tema e conversou com o presidente da CBIC. Martins explicou que pediu que a decisão sobre o tema verde seja tomada rapidamente para o setor elaborar projetos com as condições estabelecidas pelo governo.

“[O melhor é o] quanto antes definir qual vai ser a especificação, itens que vão ser agregados em termo de sustentabilidade dos projetos, para que, a partir dessa especificação, o setor possa fazer projeto, orçar, ver quanto vale”, avaliou.

Acompanhe a matéria completa no site:

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/02/governo-planeja-relancar-minha-casa-minha-vida-com-novos-tipos-de-habitacao.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsmercado

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

Retomada do Minha Casa, Minha Vida é destaque no Broadcast

O Broadcast veiculou, na última quarta-feira (1), reportagem sobre a retomada do Minha Casa, Minha Vida. De acordo com a publicação, a expectativa é que o Programa seja efetivamente relançado no segundo semestre, com estimativas que apontam a possibilidade de retomada de quase 40 mil unidades voltadas à população de mais baixa renda neste ano.

A publicação destacou, ainda, a movimentação do setor público e privado para tentar agilizar a definição do arcabouço do novo programa e viabilizar a sua implementação ainda no primeiro semestre. O texto enfatizou o encontro do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, com representantes do governo, ocasião na qual apontou a necessidade de priorizar as unidades que têm condições de receberem investimento, e agilizar procedimentos que muitas vezes tornam os preços defasados para o setor, além do importante diálogo, para que se tome cuidado com pequenos detalhes que podem mudar a efetividade do programa.


Por: Agência CBIC
https://cbic.org.br/retomada-do-minha-casa-minha-vida-e-destaque-no-broadcast/