Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL Construção Civil em Roraima

Sinduscon-RR promove palestra “Empreender na Construção Civil em parceria com a Caixa”

Na última terça-feira, dia 28 de junho, a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) abriu as portas para sediar um encontro promovido pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR) em parceria com Caixa Econômica Federal.



O evento, que teve como tema principal “Empreender na Construção Civil em parceria com a Caixa”, reuniu mais de 50 pessoas, sendo empresários do setor da Construção Civil, Conselhos de classe, profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e do setor imobiliário.



Durante a programação, os participantes tiveram a oportunidade de debater, tirar dúvidas e trocar experiências sobre os temas relevantes, como: crédito destinado à pessoa jurídica, avaliação de risco, vantagem de contratar com a Caixa, além dos principais critérios de enquadramento do empreendimento no MCMV e SBPE.

O evento contou com a presença da superintendente da Caixa em Roraima, Michelle Lima da Silva, superintendente executiva de Habitação, Maria das Graças Vieira de Araújo, gerente da Superintendência Habitação Caixa, Laiza Haielly Pires e do coordenador de Representação Executiva de Habitação Roraima, Celso Ricardo.


De acordo com o presidente do Sinduscon-RR, Clerlânio Holanda, é sempre valioso propor encontros dessa natureza com a Caixa, uma vez que iniciativas como esta são de suma importância para o setor da construção civil, que está entre os que impulsionem o crescimento econômico do Estado de Roraima. Ele reforçou a parceria da Caixa com o setor da construção.
“Nossa avaliação é positiva, pois foram repassadas informações importantes para os profissionais, como as linhas de créditos atualizadas, que visam impulsionar novos negócios e oportunizar novos empreendimentos na área. O momento foi produtivo, pois os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre as exigências e processos”, avaliou.

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL Construção Civil em Roraima

Sinduscon-RR apresenta panorama da construção no estado

O desempenho econômico da construção em Roraima e a diminuição do déficit habitacional no estado foi o ponto central da coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (13), com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR). O encontro com os veículos de comunicação aconteceu na sede do sindicato, em Boa Vista.

As entidades apresentaram dados da Fundação João Pinheiro, de 2019, ano mais recente da informação, mostrando que o déficit habitacional da Região Norte correspondia a 719 mil moradias, sendo 23 mil em Roraima.

O presidente do Sinduscon-RR, Clerlânio Holanda, apresentou o cenário local da construção civil e imobiliário, além do mercado de trabalho. Dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que em abril deste ano Roraima possuía 75.095 trabalhadores com carteira assinada, sendo 7,65% (5.742) na construção civil.

De acordo com as informações apresentadas pela CBIC e o Sinduscon-RR mostraram que o mercado de trabalho da construção civil, em Roraima, no acumulado dos primeiros quatro meses de 2023, registrou o seu melhor resultado desde 2020.

Apesar do bom resultado, as áreas de obras de infraestrutura (-22 vagas) e os Serviços Especializados para a Construção (-31 vagas) apresentaram saldos negativos de geração de empregos no mesmo período.

Além disso, o sindicato afirmou que irá apostar na divulgação de dados trimestrais sobre o setor imobiliário no estado, com apoio da CBIC. O presidente do Sinduscon reforçou que procura acessibilidade de moradia, principalmente diante da situação roraimense que tem mercado caro e renda baixa.

Aos jornalistas, o presidente da CBIC apontou que as várias concessões dentro da reforma tributária, a indústria dos vícios construtivos e o excesso de burocracia são barreiras enfrentadas pelo segmento. “Os processos de emissão de documentos relacionados às construções são demorados, geram perda de tempo e gastos ao consumidor”, destacou Martins.

“Existem inúmeras alternativas. O estado pode entrar com terreno, a prefeitura pode entrar com terreno, o estado pode entrar com rede de água pela CAER. Tudo isso minimiza o custo da construção e nós temos vários estados que são casos de sucesso. A gente procura alternativas e estamos alertas para fazer o Minha Casa, Minha Vida acontecer”, finalizou o presidente do Sinduscon-RR.

Por: Agência CBIC

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

Presidente da CBIC visita governador e entidades do setor de Roraima

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, se encontrou nesta terça-feira (13) com o governador de Roraima, Antônio Denarium, e entidades do setor da construção do estado para debater a agenda local do setor. 

Durante reunião com o governador, foram abordados os avanços do estado e o potencial do setor da construção para ajudar no desenvolvimento econômico de Roraima. O governador destacou o panorama ambiental do estado. “Somos um dos que mais crescem em áreas plantadas do Brasil”, contou. 

“Isso mostra o enorme potencial para desenvolvimento, crescimento e investimento que o estado tem”, afirmou o presidente da CBIC durante reunião com o governador de Roraima. 

José Carlos Martins também visitou a sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Mobiliário de Roraima (Sintracomo), onde foi feita uma apresentação do histórico da parceria para a sede da entidade. Foram abordados assuntos como os desafios dos trabalhadores da construção, a importância das parcerias para o fortalecimento do setor e apresentados dados da construção no estado.

Durante a visita, o presidente da CBIC foi recepcionado pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR), Clerlânio Holanda, pela superintendente do Sistema FIER e diretora regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RR), Almecir de Freitas, por diretores do Sintracomo/RR e pelas equipes do SENAI e da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER).

Além da visita institucional, José Carlos Martins se encontrou com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique. Demandas do setor da construção, ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida, atualização do Plano Diretor, projetos de lei referentes ao setor, crescimento ordenado da capital Boa Vista e outros assuntos foram discutidos durante a reunião com o chefe do Executivo municipal.  

O presidente da CBIC sinalizou que, junto com uma equipe de especialistas, irá avaliar a situação das Áreas de Preservação Permanente (APP) de Boa Vista, para propor soluções ao município.

A visita contou com a presença do presidente Sinduscon-RR, Clerlânio Holanda, o diretor Edgilson Santos, o assessor jurídico Maclison Chagas, o secretário Municipal de Governo, Lairto Estevão Silva, e o secretário municipal de Obras, Marcelo Moreira. 

Por: Agência CBIC