Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

Sinduscon-RR adere ao Manifesto pela Prorrogação da Desoneração da Folha de Pagamento

O Sindicato das Indústrias do Estado de Roraima (Sinduscon-RR) aderiu ao manifesto da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) pela prorrogação da desoneração da folha de pagamento até 2027. O documento foi assinado com 96 entidades no total, em reação ao veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lula vetou integralmente o projeto de lei que pretendia estender até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia (como construção civil, calçados e vestuário) e reduzir a contribuição para a Previdência Social paga por pequenos municípios (PL 334/23). O veto foi publicado na quinta-feira (23/11) no Diário Oficial da União (DOU).

Leia o Manifesto na Íntegra

Em Defesa do Emprego e do Desenvolvimento Econômico

Entidade representativa de uma das principais atividades econômicas do país, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), e suas 96 entidades associadas, manifesta profunda preocupação com o veto presidencial ao projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento até 2027. Entendemos que a medida representa não apenas um retrocesso, mas um obstáculo significativo para o desenvolvimento econômico e social do país.

A construção é responsável por mais de 2,6 milhões de empregos com carteira assinada em todo o país e sofrerá impacto imediato com a medida. Manter a tributação exclusivamente sobre a mão de obra implica na queda da competitividade e na redução de postos de trabalho. Ou seja, a decisão vai na contramão da necessidade do país de geração de emprego.

A redução dos encargos sobre a folha tem se mostrado ferramenta eficaz para as empresas enfrentarem a sazonalidade e os altos custos inerentes à atividade, incentivando o setor produtivo, promovendo a continuidade de projetos importantes para a infraestrutura do país e fomentando a principal força motriz da economia brasileira: o emprego.

Para a construção, é essencial que se mantenha o processo de desoneração vigente desde 2011. Diante deste cenário, manifestamos ao Congresso Nacional o anseio pela derrubada do veto e a continuidade dessa política vital para os setores que mais geram emprego e, consequentemente, para as milhares de famílias brasileiras que têm nessas atividades sua fonte de renda.

É preciso estimular as atividades econômicas, que carecem de segurança jurídica e previsibilidade, e a prorrogação vai ao encontro dessas premissas. A construção é um dos principais propulsores da economia e somente um setor forte e competitivo pode contribuir com habitação e toda infraestrutura urbana essencial para garantir o bem-estar e a qualidade de vida para a população.

Comprometidos com o progresso econômico e o bem-estar social instamos ao Congresso Nacional a derrubada do veto. Desta forma manteremos nossa contribuição contínua para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Por: Sinduscon-RR

Categorias
Construção Civil em Roraima CURSOS E EVENTOS DA CONSTRUÇÃO Evento Nacional da Construção Civil

Encontro de Negócios – Construção Sustentável em Roraima

Nos dias 21 e 22/11/2023 o SEBRAE/RR em parceria com o SINDUSCON/RR realizará o evento Encontro de Negócios, com o tema Construção Sustentável em Roraima. 💪🌱🏗️ ✍🏽

Este evento é um espaço de diálogo e colaboração, unindo profissionais, autoridades, acadêmicos e empresas para impulsionar a sustentabilidade na nossa indústria da construção. 🏡🌍

Vamos conscientizar, trocar conhecimentos, enfrentar desafios e gerar insights para um futuro mais responsável. Não perca essa oportunidade de networking e de contribuir para políticas públicas mais sustentáveis. 🤝✨

Saiba mais e inscreva-se agora! Inscrições: https://rr.loja.sebrae.com.br/encontro-de-negocios-construc-o-sustentavel-em-roraima-243035788.

#ConstruçãoSustentávelRR#Sustentabilidade#Networking#Inovação#parceria#SindusconRR#DesenvolvimentoResponsável#roraima

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL CURSOS E EVENTOS DA CONSTRUÇÃO

CBIC Jovem está com inscrições abertas para capacitação de lideranças

Quer aprimorar seus conhecimentos e participar dos avanços da indústria da construção? Então venha fazer parte do CBIC Jovem!

A CBIC irá selecionar pessoas entre 22 e 35 anos de todo o país para integrar o programa voluntário de capacitação de jovens talentos do setor.

Jovens: empresários, profissionais do setor e/ou recém-formados em engenharia civil (ou áreas afins).

O que é: processo seletivo a distância para recrutar até 25 jovens (22 a 35 anos): média de 05 jovens por região do país. Os jovens selecionados integrarão e/ou substituirão grupo já existente.
Perfil do jovem:
• Profissionais de nível técnico ao executivo e/ou recém-formados;
• Graduação superior em áreas afins ao setor da construção;
· Idade entre 22 e 35 anos;
· Jovens que já apresentem resultados relevantes por meio da criatividade, iniciativa e interesse em buscar novas técnicas e soluções para aumentar a produtividade do setor, aumentar também a segurança jurídica, buscar novas fontes de financiamento, novas tecnologias;
· Jovens que tenham interesse e afinidade com a área de digitalização;
· Jovens empreendedores (StartUps, PMEs e outros).
Diferencial:
· Ter cursado o ensino médio em escola pública

O projeto é desenvolvido em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). As inscrições estão abertas até o próximo domingo (12), às 23h59, horário de Brasília.

🔗As inscrições estão abertas: https://bit.ly/cbicjovem2023

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL Evento Nacional da Construção Civil NOTÍCIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL - NACIONAL

Clerlânio Holanda toma posse na nova diretoria da CNI, em Brasília


A nova diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) tomou posse na noite desta terça-feira (31/10), no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB). Tomaram posse a Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), Izabel Itikawa, como Diretora e o empresário Clerlânio Holanda, que é diretor e conselheiro da FIER, e presidente do Sinduscon-RR, como Conselheiro Fiscal, ambos farão parte da instituição para a gestão 2023- 2027.



“Com muita honra tomei posse na nova diretoria da CNI, com a missão de defender a indústria do nosso estado e país”, disse Clerlânio Holanda.
A posse aconteceu durante a reunião de diretoria da CNI, quando na oportunidade, o empresário Clerlânio Holanda assumiu o cargo de Conselheiro Fiscal. Ele foi eleito em 3 de maio deste ano. A nova diretoria assume a gestão da maior representação da indústria brasileira para o período de 2023-2027.


Conheça os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal 2023-2027
Diretoria:
Presidente
Antônio Ricardo Alvarez Alban
Vice-presidentes executivos
Josué Christiano Gomes da Silva
José Ricardo Montenegro Cavalcante
Jamal Jorge Bittar
Antônio Carlos da Silva
Gilberto Porcello Petry
Vice-presidentes
Eduardo Eugenio Gouvea Vieira
Mario Cezar de Aguiar
Carlos Valter Martins Pedro
Ricardo Essinger
Flavio Roscoe Nogueira
Silvio Cezar Pereira Rangel
Amaro Sales de Araújo
Marcelo Thomé da Silva de Almeida
José Carlos Lyra de Andrade
Sergio Marcolino Longen
José Conrado Azevedo Santos
Leonardo Souza Rogério de Castro
1º Diretor Financeiro
Cristhine Samorini
2º Diretor Financeiro
Eduardo Prado de Oliveira
3º Diretor Financeiro
Francisco de Assis Benevides Gadelha
1º Diretor Secretário
Sandro da Mabel Antônio Scodro
2º Diretor Secretário
Edilson Baldez das Neves
3º Diretor Secretário
Roberto Magno Martins Pires
Diretores
Antônio Jose de Moraes Souza Filho
Izabel Cristina Ferreira Itikawa
José Adriano Ribeiro da Silva
Luiz Césio de Souza Caetano Alves
Jorge Alberto Vieira Studart Gomes
Roberto Pinto Serquiz Elias
José Henrique Nunes Barreto
Paulo Afonso Ferreira
Gilberto Ribeiro
Jandir Jose Milan
Gilberto Seleme
Alessandro Jose Rios De Carvalho
Jorge Wicks Corte Real
Alexandre Herculano Coelho de Souza Furlan
Edson Luiz Campagnolo
Conselho fiscal
Titulares
Hilton Morais Lima
Fernando Cirino Gurgel
José da Silva Nogueira Filho
Suplentes
Clerlânio Fernandes de Holanda
Francisco de Sales Alencar
Edmilson Matos Cândido