Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

Acordo garante o reajuste salarial de 5,8% para os trabalhadores da Construção Civil de Roraima

O Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Roraima (Sinduscon-RR) e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção do Estado e do Mobiliário do Estado de Roraima (Sintracomo-RR) definiram os termos da negociação para o reajuste da categoria da construção civil. O índice de reajuste definido para as funções previstas na Convenção Coletiva vigente foi de 5,8%.


De acordo com o vice-presidente do Sinduscon-RR e membro da comissão de negociação, Edgilson Dantas, “Neste acordo, mesmo considerando todas as dificuldades enfrentadas pelas empresas, foi possível conceder um reajuste acima da inflação. Buscamos priorizar a manutenção dos empregos, com a perspectiva de melhorias para o segmento da Construção Civil, que é um dos principais setores industriais do país”, frisou.



“O acordo também contemplou com reajustes a cesta básica, café da manhã e o almoço, sendo esses em percentuais diferentes daquele fixado para o salário e que serão oportunamente noticiados em aditivo à Convenção. Aumentos significativos, considerando que a inflação acumulada nos últimos 12 meses até julho, ficou em 4,06%, com base no INPC, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]”, concluiu.

A correção passa a valer no dia 1º de setembro, data-base da categoria.

Participaram do processo de negociação os empresários: Edgilson Dantas – Eds Construções; Samuel Santos – Virtus Empreendimentos; Roberto Santos – Conpav Consultoria; Pablo Souza – Peta Construções e o Assessor Jurídico da FIER, Dr. Maclison Chagas.

O Termo Aditivo a Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2025 será disponibilizado no site do Sinduscon-RR após homologação pela secretária do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência.

Por: SINDUSCON/RR

Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

Dia Nacional da Construção Social é realizado em Roraima com serviços de saúde e lazer para trabalhadores e suas famílias

a abertura contou com a apresentação das crianças do projeto Arte Jovem, que fizeram um musical utilizando materiais de descarte da construção civil.

O Dia Nacional da Construção Social (DNCS) aconteceu neste sábado (17/08), na Sede do Sesi Roraima, com a oferta de diversos serviços, cuidados com a saúde, atividades de lazer e cidadania, sorteios de brindes e um café da manhã especial. Ao todo, cerca de 590 trabalhadores da construção civil e suas famílias foram beneficiados pela ação. Este evento, já consolidado como um símbolo de responsabilidade social no setor da construção civil, ocorreu em várias cidades do país com atividades presenciais, sob o tema “Vida, Sua Melhor Obra”. Na abertura, houve a apresentação das crianças do projeto Arte Jovem, que fizeram um musical utilizando materiais de descarte da construção civil.

Apresentação crianças projeto arte  jovem
Em Roraima, a ação foi organizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RR), com a correalização do Sesi/RR, e contou também com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e do Mobiliário de Roraima (Sintracomo/RR). O evento teve como objetivo proporcionar uma manhã de serviços gratuitos e atividades voltadas para o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores da construção civil e de suas famílias.

De acordo com o presidente do Sinduscon/RR, Clerlânio Holanda o evento foi muito importante para o setor da construção civil, especialmente para os trabalhadores.

“O Dia Nacional da Construção Social é uma forma de reconhecimento e valorização por todo o trabalho que eles realizam ao longo do ano. Neste dia, o setor se sensibiliza e presta homenagem a esses guerreiros, oferecendo um dia de cidadania com atendimentos médicos, odontológicos, atividades de lazer, e até um torneio de futebol. Isso permite que os familiares e dependentes também possam participar desse momento especial”, disse.

“O maior patrimônio das empresas são as pessoas, e esta é uma maneira de valorizar e demonstrar a forte parceria que o setor da construção civil mantém com entidades como o Sesi, Senai, IEL, Sebrae, e com a Caixa, que desempenha um papel fundamental na construção civil em nosso país”, finalizou o presidente.


Este ano, a grande novidade foi a realização da 1ª Copa da Construção, um torneio de futebol society formado por trabalhadores da construção civil e parceiros convidados, que teve como objetivo estimular a integração entre os trabalhadores das empresas e fortalecer a prática sadia do esporte, promovendo a modalidade esportiva. Participaram da competição quatro equipes: EDS Construções, Recel, Sintracomo e Coema, com a vitória da equipe Recel.



Jeferson Borges, já participou outras vezes do DNCS e destaca que essa novidade proporcionou um dia agradável para todos.

“Foi muito legal e divertido, além de bem organizado. Esse tipo de atividade é ótimo para melhorar o convívio entre os colaboradores, ajudando a desestressar da rotina de trabalho. A participação e união fazem toda a diferença”, disse entusiasmado.

“O DNCS é um dia onde o Sesi, Sinduscon e todos os parceiros focam exclusivamente na qualidade de vida do trabalhador da indústria da construção civil e toda a cadeia produtiva. Então, nós do Sesi, ficamos felizes em sediar este evento desde a sua primeira edição, prestando serviços de saúde e lazer e de ser parceiro de uma indústria que constrói sonhos da população roraimense”, enfatizou a Superintendente do Sesi Roraima, Almecir Câmara.

Sebastião Ramos participou pela terceira vez do evento e fez questão de compartilhar sua experiência.

“Considero extremamente importante participar, porque essa ação me permite cuidar da minha saúde de maneira mais fácil e prática. Na rede pública, a espera por esses tipos de atendimento é muito longa. Aqui, posso acessar esses serviços com rapidez e eficiência. Além disso, a recepção calorosa da equipe e a excelente estrutura do local são diferenciais que fazem toda a diferença. Com certeza, não vou faltar nas próximas edições”, afirmou.

O representante do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e do Mobiliário de Roraima (Sintracomo/RR), senhor José Lima, parabenizou a organização e os profissionais que contribuíram para o sucesso do evento e enfatizou que “para os trabalhadores da construção civil, isso é extremamente importante, e para o sindicato, representa um esforço contínuo para valorizar esses profissionais. O mês de agosto é o mês da campanha salarial, e o sindicato está empenhado em conseguir melhorar os salários e as condições de trabalho nos canteiros de obras. No final, os trabalhadores são os grandes beneficiados por esse conjunto de esforços”, ressaltou.

Esta edição do Dia Nacional da Construção Social buscou destacar a importância do cuidado com a saúde e o bem-estar dos profissionais que constroem o país. Serviços como vacinação contra influenza, preventivo, atendimento médico, odontológico, nutricional e avaliação física, simulação de financiamento caixa, dentre outros, fizeram parte da programação.

No decorrer da ação foram realizados o total de 1.028 atendimentos, distribuídos da seguinte maneira:

Clínica médica: 12 atendimentos;

Atendimento odontológico: 199 procedimentos;

Vacinação (influenza): 14 atendimentos;

Coleta citológica / preventivo: 1 atendimento;

Atendimento Nutricional: 24 atendimentos;

Massagem relaxante: 62 atendimentos;

Atividades recreativas com as crianças (Pirilampos): 47 atendimentos;

Carreta da Construção Civil (Senai): 53 atendimentos;

Caixa: 24 atendimentos;

IEL: 30 atendimentos;

Sebrae: 25 atendimentos;

Futebol: 96 participantes;

Brindes: 31 itens.

Apresentação das crianças do arte jovem: 160

Café da manhã: 250


Para a realização do evento, a ação contou com a valiosa parceria de diversas instituições que contribuíram significativamente para o seu sucesso, como o Sesi/RR, Sebrae/RR, Sintracomo/RR, Caixa, IEL/RR, Fier, Senai/RR, Instituto Pirilampos, Prosserv, Secretaria Municipal de Saúde, Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis

Patrocinadores dos brindes.

Renovo Engenharia, Arroz Itikawa, Pau Brasil, Vimezer, Ponto do Eletricista, Inova Pisos e Revestimentos, Brasferro e Brasmol, Carvalho e Construções, Campeã Madeiras, Boa Vista Pisos e Revestimento, Cerâmica Novo Paraíso, EDS Construções e Perin Casa e Construção.

A colaboração entre essas entidades reforça a importância de unir forças em prol do bem-estar e da valorização dos trabalhadores da construção civil e suas famílias. O apoio de cada parceiro foi essencial para tornar o Dia Nacional da Construção Social uma celebração marcante, refletindo o compromisso coletivo com a construção de um ambiente mais saudável e inclusivo para todos.

Por: ASCOM Sesi/RR Fotos: ASCOM Sesi/RR