Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

CBIC celebra 68 anos de liderança e contribuição para o desenvolvimento do Brasil

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) celebra, nesta segunda-feira (20), 68 anos fortalecendo como representante legítima e porta-voz nacional do pela defesa do setor da construção civil e pela promoção do desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Fundada em 1957, a entidade consolidou-se como uma das principais representantes do segmento, contribuindo para a formulação de políticas públicas e fortalecendo o papel estratégico da indústria da construção no país.

Com uma história pautada pelo compromisso com a valorização e capacitação de profissionais, a CBIC desempenha um papel fundamental na articulação entre os diversos atores do setor, incluindo governos, empresários e sociedade civil. Ao longo dessas quase sete décadas, a entidade tem sido protagonista em discussões que impactam diretamente o cotidiano dos brasileiros, como habitação, infraestrutura e reformas legislativas.

Renato Correia, presidente da CBIC, destaca o papel da entidade na construção de um setor mais forte e competitivo. “A CBIC vem trabalhando há 68 anos para melhorar o ambiente de negócios, atrair investimentos e solucionar duas questões muito importantes para a população brasileira: habitação e infraestrutura. Essas áreas são a chave do desenvolvimento do país, além de serem geradoras de quase 3 milhões de empregos no ano de 2024”, afirmou.

Entre as iniciativas que marcam a atuação da CBIC, estão a promoção de debates técnicos e eventos que reúnem especialistas e lideranças do setor, o apoio à inovação tecnológica e à sustentabilidade e o desenvolvimento de estudos e indicadores que auxiliam na tomada de decisões. Além disso, a entidade tem atuado em questões estratégicas como a reforma tributária e o avanço de parcerias público-privadas, através dos nove eixos técnicos, conduzidos por comissões, compostas por vice-presidentes de área, gestores e consultores especialistas de cada setor.

A entidade reforça seu compromisso em continuar atuando de forma propositiva e colaborativa para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que manterão a construção protagonista e indutora do desenvolvimento brasileiro, com inclusão social.

Os 68 anos da CBIC representam não apenas um marco de longevidade, mas também um testemunho de sua relevância e resiliência em um setor que é vital para o desenvolvimento do Brasil.

Por: Agência CBIC
Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

Ações simples que contribuem com a Segurança do Trabalho

A Segurança do Trabalho é constituída de vários fatores que envolvem análise, planejamento, execução de medidas de alta complexidade e também de ações diárias simples e aparentemente comuns, que somadas e alinhadas garantem um ambiente de trabalho seguro e produtivo. O importante é que todas as ações visem atingir os trabalhadores.

No dia a dia do trabalho, algumas ações consideradas de simples implementação e realização, quando realizadas de maneira efetiva, contribuem muito com a Segurança do Trabalho nos canteiros de obras, como por exemplo:

DDS – Diálogo Diário de Segurança
Reuniões diárias em torno de 5 minutos, nas quais são abordados os problemas da obra, riscos específicos e situações ocorridas ajudam a favorecer uma cultura de segurança e bom ambiente de trabalho.

Sinalização
Uma boa e eficiente sinalização (informação visual acessível) contribui muito para a prevenção de acidentes. Todos os pictogramas, avisos visuais, etc., devem ser claros e acessíveis preferencialmente nos locais adequados onde alertam sobre os riscos existentes, garantindo assim que as informações sejam disponíveis adequadamente. Na sinalização, é importante observar e fazer uso das cores padrão, com mensagens diretas e de linguagem universal, combinando com treinamentos práticos para reforçar a importância de cada indicador.

Check-list
O check-list ajuda nas tarefas rotineiras que podem levar à negligência da operação por excesso de confiança. O Check-list, especialmente se personalizado conforme os riscos da atividade, é extremamente relevante para estimular comportamentos seguros, padronizar procedimentos e evitar acidentes.

Reconhecer e valorizar os comportamentos seguros
Reconhecer e de algum modo destacar publicamente as pessoas da equipe que adotam práticas seguras ou que, simplesmente de maneira proativa, resolvem problemas. O reconhecimento e a valorização dos comportamentos seguros estimulam o desenvolvimento de uma cultura de segurança e ajuda na integração entre líderes e equipes.
Por: Agência CBIC