Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

Alunos da Escola do SESI assistem palestra sobre o Dia Nacional de Segurança e Saúde, promovido pelo SINDUSCON-RR

Os alunos da Escola do SESI-RR participaram na tarde da última sexta-feira, dia 6, da palestra sobre o “Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas (DNSSE) – Indústria da Construção”, ministrada pela Ergonomista e Técnica em Segurança no Trabalho, Evangeliana Ana.
A ação foi promovida pelo Sindicato da Construção Civil de Roraima – SINDUSCON-RR, em parceria com o Serviço Social da Indústria – SESI/RR. Cerca de 80 alunos das turmas do 6° ano do Ensino Fundamental ao 1° ano do Ensino Médio assistiram à apresentação, que ocorreu no auditório da unidade de ensino. Após a palestra houve demonstração da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Em Roraima, o SINDUSCON-RR representa e defende os interesses econômicos e sociais das empresas do segmento da indústria da construção civil no Estado de Roraima. A ação promovida pelo sindicato foi em alusão ao dia 10 de outubro, data que marca o dia Nacional de Segurança nas Escolas, instituído pela Lei n° 12.645/12.


O objetivo do evento foi de promover atividades específicas de segurança e saúde nas escolas, focadas na indústria da construção, estimulando o conhecimento e interesse dos estudantes neste segmento e transmitindo, desde cedo, a mensagem da importância da cultura da prevenção de acidentes no trabalho e em todos os lugares onde se convive.


De acordo com o engenheiro de Segurança, Samuel Costa, essa iniciativa é fundamental para promover a conscientização sobre a importância da segurança e saúde nas instituições de ensino, especialmente em um setor tão relevante como a indústria da construção civil.
“A conscientização e educação em segurança são fundamentais para prevenir acidentes e garantir a integridade das pessoas. O evento foi um sucesso e contribuiu para a disseminação de boas práticas de segurança nas escolas de Roraima”, avaliou.

Para a professora do 9° ano, Karen Costa dos Prazeres, é de suma importância dialogar a respeito da temática, pois, segundo ela, garante a proteção e bem-estar tanto dos alunos, como dos professores, demais funcionários e visitantes da instituição.

“Ao trabalhar esse tema, crie-se um ambiente propício para o desenvolvimento físico e emocional dos estudantes, além de proporcionar um ambiente seguro e saudável para todos. Contribuindo assim, para o bom desenvolvimento escolar e a formação de cidadãos conscientes e responsáveis”, analisou.

Participando pela primeira vez do evento, o aluno Cristian Henrique, do 1º ano do Ensino Médio, pontuou que as informações repassadas são de grande relevância. “Esse incentivo de começar pela base, de ensinar os alunos a usarem os EPI’s, faz com que a gente cresça e entre no mercado de trabalho com uma mentalidade clara sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança”.     

A vice-diretora da Escola do SESI, Alessandra Farias de Queiróz, destacou a importância de abordar o assunto com os alunos. Para ela, “o Dia Nacional de Segurança e Saúde tem a finalidade de disseminar e lançar a semente de cidadania voltada à prevenção de acidentes junto aos estudantes, semente esta que os acompanhará durante seu processo de desenvolvimento para toda a vida”, disse.

Mobilização nacional

O evento é realizado em âmbito nacional pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Social da Construção Civil (Seconci-Brasil).
Para fomentar o tema, é promovido desde 2017 a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção). Este ano, entre os dias 2 e 6 de outubro, de forma online, ocorreu a Semana CANPAT Construção 2023 abordando temas como as novas Normas técnicas que entraram em vigor no início de 2022, especialmente a NR-18 (Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção) e o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), além de estimular o diálogo setorial levantando discussões sobre as principais causas de acidentes de trabalho e ações de combate à informalidade no setor.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nadson
Nadson
11 meses atrás

Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes. resultado de hoje

Liz
Liz
5 meses atrás

Seu artigo me ajudou muito, tem mais algum conteúdo relacionado? Obrigado! instalar anydesk

2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x