
O evento “O Futuro da Minha Cidade”, realizado nessa quarta-feira, dia 8, fomentou um momento de reflexão entre representantes do setor produtivo, poder público, academia e sociedade civil, durante o diálogo sobre o planejamento urbano e o desenvolvimento sustentável de Boa Vista.
Inspirado na experiência bem-sucedida de Maringá (PR), o projeto busca fortalecer o protagonismo da sociedade organizada para planejar cidades com visão de longo prazo — pensando nos próximos 20 anos, de forma apartidária, participativa e estratégica.
Promovido pelo Sinduscon-RR, Sesi, Senai e CBIC, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), Sebrae-RR e UFRR, o encontro contou com a presença do prefeito de Maringá, Sílvio Barros, que apresentou o sucesso do modelo implantado em sua cidade, inspirando novas perspectivas para Roraima.

O presidente do Sinduscon-RR, Clerlânio Holanda, ressaltou a relevância da iniciativa e do apoio das entidades envolvidas. A presidente da Fier, empresária industrial Izabel Itikawa, destacou a importância da união institucional e da visão de futuro para o desenvolvimento local, reforçando o papel da indústria na construção de cidades mais humanas, inovadoras e sustentáveis.
Para o presidente executivo da CBIC, Fernando Guedes, quando a sociedade se une em torno de um propósito comum, o futuro deixa de ser uma incerteza e passa a ser uma construção coletiva. O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, destacou que foi um momento valioso para trocar experiências, não apenas com quem vem de fora, mas também com quem constrói Boa Vista todos os dias.
Segundo ele, é inspirador sonhar com uma cidade em que a sociedade civil participe ativamente das decisões e da preservação do município. Enquanto as gestões públicas têm horizontes de quatro ou oito anos, as ações dos diversos segmentos representados no evento podem transformar a vida das pessoas de Boa Vista para sempre.