Categorias
CONSTRUÇÃO CIVIL

Semana CANPAT Construção 2021 promove Dia Nacional de Segurança e Saúde na Escola do SESI-RR


Dia 10 de outubro é o dia Nacional de Segurança nas Escolas, instituído pela Lei
n° 12.645/12. E pensando nisso o Sindicato da Construção Civil – SINDUSCON-RR que representa e defende os interesses econômicos e sociais das empresas do segmento da indústria da construção civil no Estado de Roraima, em parceria com a Escola do SESI-RR, irá realizar no dia 8 de outubro às 16 horas uma palestra sobre o Dia Nacional de
Segurança e Saúde nas Escolas (DNSSE) – Indústria da Construção, que será ministrada pelo engenheiro de segurança no trabalho, Samuel Costa. evento acontecerá em formato híbrido, sendo no auditório da Escola do SESI e transmitido pelo YouTube.

A ação é voltada para alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental e ensino médio, com o objetivo de plantar a uma semente de cidadania voltada à prevenção de acidentes junto aos estudantes.

O evento é promovido em âmbito nacional pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Social da Construção Civil (Seconci-Brasil).

A indústria da construção gera, atualmente, 2,4 milhões de empregos formais no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Caged), do Ministério da Economia. Contudo, mais do que abrir novos postos de trabalho, é fundamental garantir saúde e segurança a todos esses trabalhadores, destaca o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira
da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho.


Para fomentar o tema, a entidade promove, desde 2017, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção). Este ano, entre os dias 4 e 8 de outubro, de forma online, a Semana CANPAT Construção 2021 abordará temas como as novas Normas técnicas que entrarão em vigor no início de 2022, especialmente a NR-18 (Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da
Construção) e o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), além de estimular o diálogo setorial levantando discussões sobre as principais causas de acidentes de trabalho e ações de combate à informalidade no setor. A abertura do evento terá a participação do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e do presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Realizado em parceria com a Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério do
Trabalho e Previdência, o Serviço Social da Indústria (SESI) e os Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis), o objetivo do evento, segundo Fernando Guedes, é abrir o diálogo para promover uma cultura efetiva de prevenção de acidentes, estreitar o relacionamento entre o setor produtivo e a fiscalização, além de gerar uma grande mobilização nacional com os representantes empresariais e de trabalhadores.

“O setor da construção e a inspeção do trabalho atuam em uma agenda comum, que busca melhorar as relações de trabalho, promover ações que visam garantir a saúde e a segurança do trabalhador, reduzir os índices de acidentes, impulsionar a produtividade e fortalecer o setor na economia nacional. Obra segura é obra produtiva. Obra produtiva é boa para o empresário, para o trabalhador e para o país”, enfatizou.


Para o presidente da CPRT, a ação conjunta com as principais entidades que atuam pela Segurança e Saúde no Trabalho é referência na prevenção ao acidente de trabalho no país, garantindo a redução de casos de acidentes na construção e tornando o ambiente de trabalho mais produtivo, saudável e seguro. “Hoje, nossa campanha está consolidada como símbolo da segurança e saúde no trabalho na indústria da construção e já alcançou mais de 30 mil trabalhadores, empresários e líderes do setor”, destacou
Fernando Guedes.

Segundo Fernando Guedes, a iniciativa visa levar uma mensagem de prevenção alunos e futuros trabalhadores do setor. “Ir às escolas e realizar uma palestra ou exposição aos estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental demonstra a necessidade da preocupação e cuidados com a segurança, não só em relação às atividades escolares, mas no dia a dia. Obviamente, quando se tornarem trabalhadores, esses jovens já terão a cultura prevencionista enraizada”, salientou.


Comunicação e Marketing do SESI/RR
(95)4009-1874 /98126-0008

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments